Saiba quem são os candidatos ao governo em Santa Catarina (até o momento)

08/08/2022

O prazo para a realização das convenções partidárias encerrou na última sexta-feira (5). Agora, os partidos têm uma espécie de “janela” de tempo para o fechamento das atas das convenções. Por esse motivo é que Décio Lima, por exemplo, ainda tem uma pendência a ser resolvida com relação a quem será o seu ou sua vice. Embora o próprio candidato já tenha oficializado que sua vice será Bia Vargas, o PSB bateu o pé e disse que a questão não está definida.

Enquanto os democráticos da frente de esquerda definem quem ocupará a vaga, confira a lista dos candidatos que, por enquanto, são os que você, nobre eleitor, irá encontrar nas urnas em outubro.

Moisés e Udo no fatídico sábado (23).

Carlos Moisés (Rep) – Udo Döhler (MDB)

Quando começaram as tratativas, alguém deve ter perguntado: vocês querem ou sem emoção? E eles responderam: COM emoção. A novelesca história entre Moises e o MDB levou o 15 a abraçar o projeto de reeleição do atual governador e a ocupar a vaga de vice e do senado. Um pouco de teimosia e um pouco de fé, fizeram com que Moisés e Udo formassem a chapa encabeçada pelo “pequeno” partido republicano e o “grandalhão” MDB. Aos poucos, Moisés vai se soltando e entrando em clima de campanha como aconteceu hoje durante o debate de uma rádio local em que disse “se quiser conhecer um pouco mais de Gean Loureiro digite aí “Gean Loureiro escândalo” que você vai saber”.

Quem a chapa apoia para presidente?

Até o momento, Moisés e Udo tem dado mostras de que não pretendem tomar partido sobre o assunto, não descartando voto de nenhuma ala, mas sem declarar apoio abertamente, fazendo o famoso #NemLula #NemBolsonaro.

Gean e Eron, cercados por apoiadores durante ato de pré-campanha.

Gean Loureiro (União) – Eron Giordani (PSD)

O ex-prefeito da capital não passou muito trabalho para montar a chapa com Eron de vice. Com o apoio de João Rodrigues e de Júlio Garcia, o manezinho agora precisa segurar a marimba que é uma candidatura ao governo, unido a um partido forte, estruturado e organizado como é o PSD.

Quem a chapa apoia para presidente?

Inicialmente, Gean havia declarado que se precisasse escolher, escolheria apoiar Bolsonaro em âmbito federal. Recentemente num debate na tv, disse que se for eleito, vai governar em parceria com o presidente que estiver no cargo (pode ser Lula ou Bolsonaro).

Amin no ninho tucano.

Espiridião Amin (PP) – Dalírio Beber (PSDB)

A entrada de Amin no jogo foi vista com alguma desconfiança até pouco tempo antes da convenção pepista. O próprio candidato não negava, nem confirmava sua candidatura. Estava “posto”. Mas mantinha esse ar de mistério quando questionado se manteria a candidatura. Manteve. E embalado pelos correligionários, viu nas pesquisas internas, boas razões para ir pras urnas. Articulou aqui e ali e agora pode contar com os tucanos em sua chapa.

Quem a chapa apoia para presidente?

É aqui que mora o perigo (não falei pra quem). Amin nem bem montou equipe de campanha, mas já tira o sono de seus oponentes. É que o senador que quer ser governador novamente aglutina votos que iriam naturalmente para Jorginho Mello, já que Amin e Bolsonaro são amigos de longa data, não só de parlamento como de partido também (o PP). Amin é Bolsonaro.

Jorginho e Marilisa, na convenção do PL, na última sexta (5).

Jorginho Mello (PL) – Marilisa Boehm (PL)

Ainda que seja normal que os candidatos anunciem seus vices na reta final dos prazos, foi nítido que Jorginho Mello tenha tido alguma dificuldade nesse sentido. Acabou encontrando na delegada aposentada Marilisa Boehm o nome ideal para juntar pautas que precisa abordar ao ser candidato de Bolsonaro.

Quem a chapa apoia para presidente?

Jorginho é o candidato do mesmo partido de Jair Bolsonaro e “bancou” uma chapa pura, muito mais por dificuldade de articular apoio do que por vontade própria, mas bancou. Assim, será oficialmente o candidato dos bolsonaristas em Santa Catarina.

Boeira: candidatíssimo.

Jorge Boeira (PDT) – Dalmo Claro (PDT)

Dissidente da frente de esquerda, que, inclusive, foi “fundada” pelo seu partido, o PDT, Boeira se viu provocado a ser candidato após ver a vaga ao senado ir para as mãos de Dário Berger. Contrariado pelo modo como as articulações aconteceram, decidiu encarar uma candidatura ao governo em chapa pura.

Quem a chapa apoia para presidente?

O PDT é o palanque que faltava para Ciro Gomes aqui no estado e que não teria na frente de esquerda. Boeira é Ciro.

Decio Lima: só falta o/a vice.

Decio Lima (PT) – Rodrigo Bornhold ou Marcilei Vignatti ou Bia Vargas (todos PSB)

Décio Lima decidiu que seria o candidato da frente de esquerda e assim se fez. Apesar do esperneio de outros nomes, Lima conseguiu articular para ser o cabeça da chapa que dará palanque a Lula em Santa Catarina. Decidido isso, falta definir o/a vice. Decio prefere Bia Vargas. O PSB, partido que indicará a pessoa para ocupar essa vaga, diz que não.

Quem a chapa apoia para presidente?

Lula.

Odair Tramontin (NOVO) – Ricardo Althoff (NOVO)

O promotor de justiça Odair Tramontin e o empresário criciumense Ricardo Althoff formam a chapa do partido Novo aqui no estado.

Quem a chapa apoia para presidente?

O Novo tem Felipe D’Avila como seu candidato a presidente.

O pleito de 2022 conta ainda com as candidaturas de Leandro Brugnago (PCO) e Jair Fernandes de Aguiar Ramos (PCO) e Alex Alano (PSTU) e Gabriela Santetti (PSTU).

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades no seu e-mail