MDB: Cobalchini entra na disputa

10/02/2022

O presidente estadual do MDB, deputado federal Celso Maldaner, concedeu entrevista nesta quinta-feira (10), à jornalista e colega de Jovem Pan News Criciúma, Simone Costa e, entre outras informações, disse que as prévias do partido estão mantidas para o dia 19 deste mês e o prazo para as inscrições para participar das prévias do MDB em Santa Catarina termina hoje. Segundo ele, o próximo encontro antes das prévias, será sábado (12), na casa do deputado Moacir Sopelsa, na região oeste e não em Florianópolis. Maldaner declarou ainda que não irá concorrer à vaga de pré-candidato ao governo, com os correligionários Dário Berger e Antídio Lunelli.

“Como eu abri o meu voto (de apoio) ao Antídio Lunelli, talvez foi uma falha minha, eu não vou participar das prévias. Fica mais democrático deixar os colegas participarem”, disse Maldaner na entrevista. Essa não é uma novidade, já que ainda em 2019, quando concorreu à presidência do partido aqui no estado, o acordo era justamente para que ele não concorresse ao governo, caso fosse eleito presidente do partido, o que, de fato, ocorreu.

Não contavam com a minha astúcia

O que não estava previsto era a inscrição do deputado estadual Valdir Cobalchini para disputar as prévias com os colegas. É que sem Maldaner na disputa, a briga interna, teoricamente, ficaria entre Antídio Lunelli e o senador Dário Berger. Com a entrada de Cobalchini, a coisa muda de figura. Recentemente, em suas redes sociais, o deputado referiu-se ao Plano 1000 do governo do estado como “uma brilhante iniciativa do Governo do Estado. Para mim, ele é uma clara continuidade do governo das grandes obras de Pedro Ivo, do municipalismo de Paulo Afonso e da descentralização de Luiz Henrique da Silveira”, em alusão ao trio de ex-governadores emedebistas aqui no estado.

O que isso pode significar

Cobalchini é da base governista, próximo ao governador Moisés e esse movimento de Cobalchini pode sugerir que, na verdade, sua inscrição seria para “segurar” a vaga para Moisés, enquanto este não decide – ou não anuncia – a sua filiação. Essa aproximação entre Moisés e Cobalchini e a inscrição do deputado aos 45’ do segundo tempo, faz crer que a maior probabilidade do destino de Moisés seja mesmo o partido de LHS.

Vale destacar que o nome que for decidido nas prévias pode não ser o que irá, de fato, disputar as eleições. É que o que vale para o TSE são as decisões tomadas nas convenções partidárias que tem prazo para ocorrer até dia 5 de agosto deste ano. Antes disso, tudo que for decidido, pode ser só para animar (ainda mais) a torcida.

Dep. Valdir Cobalchini assinando Emenda Parlamentar mas poderia ser uma carta de apoio à Moisés
Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades no seu e-mail