Réveillon com show de fogos ampliado, desta vez com 9 balsas; Ilha do Campeche sob gestão municipal, 12 voos internacionais diretos, novos serviços e melhorias de infraestrutura estão entre os destaques.

A Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta quarta-feira, 15 de outubro, durante o lançamento da Operação Verão, no Floripa Airport, os serviços, atrações e calendário de eventos preparados para a temporada de 2025/2026 na Capital. Com duração oficial entre 15 de novembro e 15 de maio, o período tem importância consolidada para a economia do município e a expectativa é de superar os resultados do último ano.
3 milhões de turistas são esperados
“Trabalhamos com uma projeção de cerca de 3 milhões de turistas procurando Florianópolis neste verão. A cidade está cada vez mais atrativa, preparada, pronta para oferecer serviços de qualidade em todas as frentes. Nosso trabalho, em parceria com as demais instituições, é manter o patamar lá em cima. Segurança, bom atendimento aos visitantes, atenção à mobilidade e infraestrutura, zelo pelo meio ambiente e uma cidade viva, com os espaços públicos cuidados pelas nossas equipes, estão entre as prioridades. Um esforço para que todos se sintam em casa e possam explorar o que Florianópolis tem de melhor, aos diferentes perfis de público”, explicou o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.
Novos voos diretos internacionais
Destino procurado o ano todo, Florianópolis vê sua população mais do que dobrar na temporada. Entre aqueles que escolhem viajar de avião, o grande destaque é o mercado internacional, que deve representar 38% do total de passageiros do modal entre dezembro de 2025 e março de 2026 no Floripa Airport, com expectativa de 819 mil viajantes estrangeiros. Com 12 rotas internacionais, voos diretos conectam Florianópolis a países da América do Sul, Caribe e Europa. São novidades as conexões com as cidades de Salta e Tucumán, na Argentina, além de Lima, capital do Peru, que passa a ter conexão direta fixa. No cenário nacional estarão em operação outras 9 rotas, conectando capitais e cidades polos como Chapecó e Campinas.
RÉVEILLON 2026
Para comemorar a chegada de 2026, a programação será marcada por um espetáculo de luzes e terá como temática “100 anos de Luz”, em comemoração ao aniversário de um século da Ponte Hercílio Luz, elemento sempre presente na festa de Réveillon. A tradicional queima de fogos será a protagonista da festa, desta vez ampliada ao longo da baía que divide a parte continental e insular da Capital. Serão 9 balsas, sendo 6 na Beira-Mar Norte, 2 na Beira-mar Continental e 1 outra na Baía Sul, ampliando a área de visualização. O show pirotécnico deve durar até 15 minutos, com 7 minutos de espetáculo na Ponte, duração superior à do ano passado.
Os fogos escolhidos são conhecidos como fogos de “vista”, caracterizados por sua beleza cênica e baixo impacto sonoro, tendo apenas ruído secundário, em conformidade com a legislação municipal. Além disso, para proporcionar uma melhor experiência às pessoas com sensibilidade auditiva, serão distribuídos abafadores acústicos no dia do evento. O equipamento será de posse do usuário, para que possa desfrutar satisfatoriamente de todo o espetáculo, sem precisar ser devolvido ao final do evento.
A programação musical contará com a apresentação de artistas locais e shows nacionais, em dois palcos: um na Beira-Mar Norte, com o grupo Raça Negra; e outro na Beira-Mar Continental, com atração principal confirmada nos próximos dias.

NATAL
As comemorações do Natal iniciam no dia 19 de novembro, uma quarta-feira, com o acendimento das luzes, ativação da decoração e dos espaços temáticos, além da entrega da chave da cidade ao Papai Noel.
Até dezembro, diversas atividades vão ocorrer por toda a cidade, com cronograma detalhado abaixo. O destaque é para o Desfile de Natal, no dia 13 de dezembro, na Avenida Beira-mar Norte e o Cortejo de Natal, marcado para 14 de dezembro, na Avenida Beira-mar Continental. Ambos os espetáculos contarão com alas temáticas, carros alegóricos e músicas que conduzem o público para o clima natalino.
A decoração será toda renovada, com elementos e espaços inéditos. Neste ano a festividade também terá como tema “100 anos de Luz”, pelo aniversário da Ponte Hercílio Luz. No Centro, o antigo prédio dos Correios será transformado na Casa do Papai Noel. As principais ruas do Centro Leste serão palco do Mercado de Natal, área com iluminação temática onde devem acontecer feiras de artesanato e outros produtos. No Largo da Alfândega, a Vila de Natal vai oferecer diferentes opções de brinquedos aos pequenos em grande um parquinho natalino. Na Cabeceira da Ponte um cenário mágico, com anjos e arcos iluminados deve ser o ponto perfeito para eternizar momentos em família. Ainda neste sentido, outros pontos da cidade também serão decorados para abrilhantar a magia do Natal.
Veja o cronograma:
19/11, a partir das 19h – Abertura do Natal, acendimento das luzes e entrega da chave da cidade ao Papai Noel – no Largo da Catedral
18/12, a partir das 19h – Auto de Natal, no Largo da Catedral
04/12 e 11/12, às 20h – Coral de Vozes no Centro Histórico – Palácio Cruz e Sousa
13/12, às 20h – Desfile de Natal na Beira-mar Norte
14/12, às 20h – Cortejo de Natal na Beira-mar Continental
02 a 22/12