Veja alguns destaques do dia nesta quarta-feira ensolarada e véspera de feriado na Ilha da Magia.
Ceretta e Jorginho lançam escola para formação de professores
O Governo do Estado vai lançar na tarde desta quarta-feira, a Escola de Formação de Professores e Gestores, voltada para a qualificação permanente dos profissionais da rede estadual de ensino. O projeto é inédito no estado e será anunciado hoje, pelo governador Jorginho Mello e pela secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, na Arena Opus, em São José.
Conforme informações da SED (Secretaria de Educação), a Escola de Formação irá qualificar todos os 50 mil professores da rede estadual e mais de cinco mil diretores e equipes pedagógicas das unidades escolares. A oferta de formações acontecerá de forma presencial, à distância e híbrida, com oficinas, seminários, cursos, imersões, mentorias e plataforma online, promovendo maior interação e aprofundamento.

Emerson Stein volta à Alesc
O deputado estadual Emerson Stein (MDB) voltou às atividades parlamentares nesta terça-feira, marcando seu retorno à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) após concluir oito meses de atuação à frente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE). A Secretaria, diga-se de passagem, foi criada no início do governo Jorginho e foi vista com entusiasmo. Quase quatro anos depois, a pasta segue sem protagonismo. Antes de Stein, quem ocupou a função foi o deputado federal Ricardo Guidi.

É HOJE: sabatina dos candidatos no Tribunal de Justiça
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina realiza nesta quarta-feira, 19 de novembro, a partir das 14h, a sabatina com os integrantes da lista sêxtupla enviada pela OAB/ SC para escolha do futuro desembargador pelo Quinto Constitucional. A sessão será conduzida pelo presidente do
TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, e contará com a participação dos demais membros da Comissão Permanente de Análise dos Requisitos do Quinto Constitucional, composta pelos vice-presidentes do Tribunal, corregedores e desembargadores eleitos pelo Pleno.
Os advogados serão entrevistados conforme a ordem de votação na OAB/SC: Marcio Luiz
Fogaça Vicari, Willian Medeiros de Quadros, Ivan Naatz, Mauri Nascimento, Giovani de Lima e Giane Brusque Bello. Cada candidato terá 15 minutos para apresentar sua trajetória profissional, seguidos de questionamentos da comissão, sem tempo pré-definido para encerramento. A expectativa é de que os trabalhos se estendam pela tarde.
A sabatina ocorre no Auditório Teori Zavascki, aberto ao público. Ao final, a comissão elaborará um relatório com as informações colhidas, que será encaminhado aos demais desembargadores.
Em data posterior, caberá ao Tribunal Pleno reduzir a lista sêxtupla para uma lista triplice, que será enviada ao governador do Estado – responsável pela escolha final do novo desembargador do TJSC.
Nota da autora: essa pode ser a etapa mais importante e mais tensa entre os candidatos, já que entre os seis integrantes da lista sêxtupla, está Ivan Naatz, anunciado pelo governador como novo desembargador, caso avance na etapa de hoje. Se ele estiver na tríplice, será nomeado. Se não estiver, zera o game e a “briga” recomeça do zero com os três escolhidos buscando a simpatia do governador, que é quem define o novo integrante do TJ. E você, em quem aposta? Vale lembrar que a lista tríplice será definida após a análise do relatório com as informações colhidas hoje, etapa que ainda não tem data marcada.
O teatro do Jorginho
O Teatro Pedro Ivo Campos, localizado no Centro Administrativo do Governo, na rodovia SC-401, em Florianópolis abriu suas portas na noite desta terça-feira, após um longo período de reforma. O local estava fechado para reforma desde março de 2024 e ganhou cara nova com investimento de R$ 3,5 milhões por parte do Governo do Estado. A reabertura contou com apresentações artísticas, incluindo a Camerata de Florianópolis. O governador Jorginho Mello disse que apressou as obras para que o local estivesse apto para receber espetáculos já nesta temporada de verão. “Nós apressamos, porque eu queria iniciar essas atividades aqui, antes de começar a temporada de verão. Para receber aqui peças, concertos, eventos de qualidade. Isso foi uma transformação. A presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Teresinha, e a Secretaria de Administração trabalharam muito para que isso pudesse acontecer. Porque estava largado, o telhado com infiltrações, nós tivemos que refazer tudo aqui dentro”, destacou Jorgito.

Lucas Neves nas Arábias
O deputado estadual Lucas Neves (Podemos) participa nesta semana da Segunda Conferência Internacional sobre Autismo, um dos maiores eventos do mundo dedicados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Realizada em Dammam, na Arábia Saudita, a conferência reúne profissionais, pesquisadores e especialistas de diversos países para discutir a inclusão, diagnóstico e novas tecnologias na área. O evento é organizado pela instituição Shamah, referência no atendimento a pessoas autistas, e tem como tema “Capacitando Vidas Através do Conhecimento e Inclusão”.

Paulinha propõe debate sobre o direito das gestantes
A deputada Paulinha (Podemos) propôs a realização de uma audiência pública para debater o Projeto de Lei das 39 Semanas, de sua autoria, que assegura às gestantes atendidas pela rede pública estadual o direito de optar pela cesariana eletiva a partir da 39ª semana, após receber informação clara sobre riscos e benefícios. O encontro será realizado no dia 5 de dezembro, às 14h, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.
O objetivo da Audiência Pública é promover um debate amplo sobre a autonomia da mulher na escolha do tipo de parto, bem como sobre as condições necessárias para garantir informação adequada, acesso à analgesia (uso de medicamentos para aliviar a dor das contrações e do trabalho de parto) e assistência humanizada nas unidades do SUS em Santa Catarina. A proposta surgiu a partir de relatos recorrentes de gestantes que alegam ter enfrentado longas horas de trabalho de parto sem terem sua vontade respeitada, situação pode colocar em risco a saúde da gestante e do bebê.
