Em meio à crescente disputa pela indicação de uma das vagas ao Senado em 2026, o senador Esperidião Amin (PP) divulgou neste domingo (26) uma mensagem simbólica, destacando sua presença na Oktoberfest de Blumenau e relembrando as quatro décadas de relação com a maior festa alemã das Américas. Ele participou neste sábado (25) do principal desfile da Oktoberfest 2025.

O texto, acompanhado de fotos antigas e atuais, remete à primeira edição da festa, em 1984, quando Amin era governador de Santa Catarina e participou da sangria do barril inaugural. O senador também lembrou a enchente que devastou Blumenau um ano antes, em 1983.
“A Oktoberfest nasceu da coragem de um povo que nunca desistiu de suas origens e que buscava se reerguer depois de uma tragédia”, afirmou.
O gesto é mais do que uma lembrança pessoal de sua trajetória política e pode ser interpretado como uma forma de reafirmar sua ligação histórica com Santa Catarina em um momento em que uma das principais discussões da política catarinense envolve a vinda do carioca Carlos Bolsonaro, pré-candidato ao Senado pelo PL, sem vínculos anteriores com o Estado.
“Estar aqui hoje, 41 anos depois daquela primeira sangria, é uma honra. Ver como a Oktoberfest cresceu, se profissionalizou e se tornou referência mundial me enche de orgulho. Mas o mais importante é saber que ela continua sendo autêntica, continua sendo nossa. Obrigado, SENHOR!”, escreveu o senador.
Amin fez questão de destacar que participou de todas as edições da festa desde o início, uma forma sutil de relembrar seu vínculo com a história catarinense.
