A vinda do ex-presidente Lula à Santa Catarina que estava prevista para o dia 1º de junho, poderá ser cancelada, ou, pelo menos, adiada.
Um dos sinais dessa mudança na programação do pré-candidato do PT à presidência veio do site lulaemsc.com.br. Ao clicar no endereço eletrônico, o interessado em acompanhar a agenda de Lula aqui no estado era direcionado a preencher um formulário. Essa opção foi tirada do ar neste domingo.
Isso tudo tem um motivo bastante plausível: não há consenso de quem será o cabeça de chapa da Frente de Esquerda. Dessa forma, não adiantaria Lula vir ao estado, levantar a mão de Décio Lima e, depois, não ser ele o candidato da Frente já que Dário Berger segue brigando pela vaga, ainda que de modo discreto.
Neste domingo aconteceu uma reunião on-line entre lideranças do PSB para discutir os rumos do partido aqui no estado. Dário Berger, que participou de modo remoto pois está em São Paulo, disse, entre outras declarações, que “eu não faço questão de ser candidato não. Eu não pedi. Eu fui convidado”.
Quem pensa que o único caminho da esquerda em Santa Catarina é escolher entre Dário e Décio, pode estar enganado.
É que o peessebista está disposto a abrir novas possibilidades para a sua candidatura, como, por exemplo, ser candidato a governador pelo PSB, trazendo junto o PDT, que, convenhamos, parece ainda não estar confortável na frente de esquerda. Uma coisa é certa: parece cada dia mais óbvio que nem Dário e nem Décio pretendem abrir mão de ser o nome da esquerda em Santa Catarina, restando apenas a opção de ambos serem candidatos.
Ao escrever sobre isso, lembrei do dia em que um amigo disse: “se você quiser que algo não dê certo, dê a isso o nome de frente de alguma coisa”, em referência à dificuldade que os partidos de esquerda do nosso estado teriam em chegar a um nome comum para representa-los. Não sei qual problema seria melhor de resolver: o excesso de nomes fortes ou a falta deles.
Nesta segunda-feira (30), haverá uma reunião da Frente de Esquerda, com a participação de Dário, Décio, Merísio e companhia. Na pauta, claro, o futuro de cada.
Enquanto isso, a gente observa a frente. De frente e de costas.

