Santa Catarina atinge o maior nível de emprego já alcançado por um estado brasileiro

15/08/2022

Santa Catarina bateu um recorde nacional no emprego: o estado atingiu a marca de 65,8% da população acima de 14 anos ocupada, um nível nunca antes alcançado por um estado brasileiro. Considerando apenas a população que faz parte da força de trabalho, o nível de ocupação é de 96,1%. A taxa de desemprego, que reduziu para 3,9%, continua a menor do Brasil. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira, 12, referentes à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do segundo trimestre de 2022.

A taxa de desemprego catarinense é menos da metade da nacional, que fechou em 9,3%. Um dos principais destaques de Santa Catarina é o menor desemprego entre jovens. Na faixa etária de 20 a 29 anos, a desocupação é de 5,1%, quando na maioria dos estados a taxa passa de 13%.

Também é de Santa Catarina a maior taxa de formalidade do Brasil. Dos empregados no setor privado, 87,4% têm carteira assinada, à frente de São Paulo (81%) e Paraná (80,9%) – no Brasil, são 73,3%.

A PNAD Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de 2 mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades no seu e-mail