Relíquia: Festa do Frio em Cresciuma em 1934

15/04/2021
Foto: Eliana Maccari

Hoje cedo, recebi um e-mail da jornalista Eliana Maccari, de Urussanga, que dizia:

“Em pesquisa para uma reportagem especial dos 90 anos do Urussanga Futebol Clube encontrei este documento, de certa forma curioso, de 1934. É um convite para a “Festa do Frio”, em Criciúma, cuja iniciativa seria para a construção do Hospital São José com a proposta de um jogo amistoso entre sociedades.
Fica o mistério se a assinatura do presidente da comissão é de Heriberto Hülse, que veio a ser deputado estadual no ano seguinte.”

O documento ao qual a querida Eliane referia-se, era essa carta datada de junho de 1934 e, que, muito gentilmente, ela me enviou por foto.

Compartilho com vocês o conteúdo da carta, (mantendo a originalidade da escrita), nesse recorte da história que nos transporta para uma época em que Criciúma ainda era Cresciuma, o Hospital São José ainda não existia e onde a forma de escrever era de uma elegância que só.

Da Comissão organizadora da Festa do Frio em Criciúma

Ilmos. Dirigentes do Sport Club Urussanga

A comissão organizadora da “Festa do Frio” a realizar-se nesta villa de Cresciuma em a noite de 23 e dia 24 do corrente mês, em beneficio de uma grandiosa e humanitária obra a construção nesta localidade do “Hospital São José, tem a honra de convidar-vos a tomardes parte na referida festa e com vosso concurso realizarmos um amistoso encontro de foot ball entre os valorosos primeiros quadros do “Sport Club Urussanga” x “Mampituba Foot Ball Club” às 13 horas do dia 24, cuja renda reverterá em benefício do novo hospital. Certos de que o presente convite terá franco acolhimento, rogamos dos presados amigos e companheiros uma resposta urgente a fim de podermos mandar imprimir os convites programas e fazermos a necessária propaganda.

Queiram os presados amigos receber antecipadamente os nossos agradecimentos.

Cresciuma, 1º de junho de 1934.

Presidente da Comissão e Secretario da Comissão

Heriberto Hülse

Addo Caldas Faraco

Agraceço à Eliana pelo registro e pelo envio!

Só não consegui encontrar a resposta para saber se o jogo de fato aconteceu e qual foi o placar 😀

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades no seu e-mail