Com os processos concluídos de seleção e habilitação de professores, o Projeto Arte nas Escolas e Comunidades, lançado em edital pela Secretaria de Educação e Fundação Cultural de Criciúma (FCC), começa a ser aplicado na rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira (09). Inicialmente, 26 escolas de Criciúma serão atendidas com aulas de balé, artes circenses, música, fanfarra e teatro.
As aulas ocorrerão no contraturno escolar, além da grade curricular de ensino municipal. “Vai ser um ótimo complemento de ensino para as crianças. Além de todas as atividades enriquecedoras da escola, elas vão descobrir novos mundos, se inspirar e, quem sabe, tomar gosto pelas aulas e até seguir profissão”, declarou o secretário de educação de Criciúma, Miri Dagostim.
Gilson de Brito, professor de balé selecionado no projeto e baiano, já ministrou aulas de dança em cinco estados do Brasil. “Para mim é um público diferente, uma outra cultura e a recepção da equipe de professores e direção foi muito boa”, afirmou o professor. “Vou trabalhar os princípios técnicos da dança de forma lúdica, a questão postural, a dança moderna clássica e contemporânea”, especificou Gilson.
São 16 professores habilitados para ministrar as aulas. “Temos o objetivo de sempre incentivar as aulas artísticas. É muito importante para o município fomentar a educação e a cultura e esses dois pontos são possíveis nesse projeto”, considera Zalmir Casagrande, presidente da FCC. “No final do ano, queremos realizar uma apresentação para os pais dos alunos para mostrar o resultado desse projeto municipal promissor”, concluiu Zalmir.