O governador no PSD de Júlio Garcia?

27/08/2021

Nenhuma caneta trabalhou mais nesta semana que se encerra que a do Senhor Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva. Em sua agenda pela região sul, onde assinou importantes ordens de serviço e liberou verbas para o início de obras aguardadas há tempos, o governador deixou muitos milhões de reais. Mas esses números, você já deve saber. O que você não sabe é como foi o clima no evento que fechou com chave de ouro – e muito asfalto – a 34ª visita do chefe do executivo catarinense a Criciúma.

Visivelmente animado e bem-humorado, Moisés chegou ao Teatro Elias Angeloni, local do evento, acompanhado do prefeito Clesio Salvaro, da deputada Paulinha, entre outras lideranças, e dirigiu-se ao palco do show, digo, do ato oficial da noite.

Por lá, estava cercado por secretários de estado como o chefe da Casa Civil, Eron Giodani, Lucas Esmeraldino e Vampiro e de deputados da região sul. Um deles, com o dom natural de ser o centro das atenções: o deputado estadual Júlio Garcia (PSD).

Garcia é uma presença que costuma ter a atenção disputada nos locais em que transita e, ontem, não foi diferente. O parlamentar, que vinha evitando manifestar-se publicamente sobre as ações do governo, quebrou o longo período de silêncio.

Quem já presenciou algum discurso de Júlio Garcia, sabe que ele costuma ser breve e muito enfático nas suas declarações. Durante cerca de sete minutos, o deputado dirigiu-se a Carlos Moisés, repetidas vezes, em tom de agradecimento.

Fez questão de lembrar ao governador, de quando estiveram em Criciúma, em 2019, quando ambos começavam a dar sinais de aproximação, por ocasião do fantasma da CPI que começava a rondar a Agronômica. À época, o apoio de Júlio Garcia foi importante para que Carlos Moisés adotasse nova postura diante da crise que se avizinhava e, posteriormente, conseguisse sair dela.

Veja na íntegra o que disse o deputado:

“Em maio do ano de 2019 nós nos reunimos na Acic, para demonstrarmos naquele momento, o tanto quanto a união faz a força.

E, naquela ocasião, entregamos ao governador um pedido que, hoje, efetivamente se concretiza: o tão sonhado Centro de Inovação. A palavra dessa conquista chama-se perseverança. Por incrível que pareça, a burocracia do serviço público, fez com que demandássemos todo esse tempo, mas a perseverança da Universidade (UNESC), através da Magnífica Reitora, Luciane Ceretta, fez com que esse momento pudesse ser possível e celebrado numa data tão importante.

Governador Moisés, nem nos melhores sonhos, nem na melhor imaginação política, com toda minha vivência, eu poderia imaginar que naquele dia histórico em que nós apertamos a mão, naquele momento em que a Assembleia Legislativa e o governo do estado entenderam que a união faz a força, naquele momento em que nós colocamos acima de quaisquer interesses acima de quaisquer desejos, o interesse maior do estado de Santa Catarina. Nem nos melhores sonhos poderíamos imaginar viver, nessa querida cidade de Criciúma, um momento histórico como esse. Então eu volto a dizer as palavras que eu diria, se estivesse falando apenas em meu nome: muito obrigado, governador. Criciúma saberá ser grata, saberá reconhecer o esforço do governo de vossa excelência no sentido de concretizar sonhos, com obras, com ações com realizações, com a sua presença. E não é só criciúma. Içara foi contemplada, outros municípios serão. Ontem foi a Serra do Faxinal, hoje foi Araranguá e assim vai continuar essa união, essa parceria, com um único objetivo de fazer o melhor para Santa Catarina.

Nós somos gratos por tudo que Vossa Excelência tem feito pelo sul de Santa Catarina e agradecemos também – e acho que ainda não fizemos isso publicamente – pela presença da nossa região no vosso governo. Temos dois postos que eu considero dos mais importantes do governo do estado. Secretário da Educação, pasta tão bem exercida pelo deputado Vampiro que nos orgulha e tem feito um trabalho extraordinário e que vai deixar a marca do sul no estado de Canta Catarina para toda Santa Catarina. A educação, a partir da posse do Luiz Fernando Vampiro será outra e ficará esculpida na história do estado. Todos tem acompanhado as ações do governo, as obras que vão ser realizadas, e eu tenho certeza que isso muito nos orgulha e nós queremos agradecer, Senhor Governador. E a outra posição, não menos importante, a escolha de Vossa Excelência de um dos oito deputados do sul para ser o seu líder do governo. Um posto de relevância e que vem sendo exercido com grandeza, com galhardia e competência por esse homem público extraordinário que é o deputado Zé Milton Scheffer. Portanto, governador, nós do sul do estado, queremos lhe dizer: muito obrigado. E temos certeza, prefeito Clesio Salvaro e querido amigo, que nesse dia histórico – e eu dizia para a Adriana (primeira-dama de criciúma), se o homem com pouco dinheiro já trabalhava das 6h da manhã às 22h, agora ele vai virar as 24h trabalhando.

O Brasil que dá certo começa em Santa Catarina.

O Brasil que dá certo começa em Criciúma.

O Brasil que dá certo começa em qualquer município, em qualquer distrito ou recanto aonde existam pessoas de bem e bem-intencionados. O Brasil que dá certo, começa quando todos nós entendermos que a união faz a força e nos unirmos em favor, de modo especial, daqueles que mais precisam. Muito obrigado, governador”, finalizou.

Para quem esteve no teatro, na noite desta quinta, e observou o clima político, não será tido como insano se concluir que o caminho de Carlos Moisés da Silva, sem partido (mas só porque quer mesmo), possa ser o PSD, o mesmo partido de Júlio Garcia. Tanto ele, quanto Moisés, entenderam, há tempos, que uma mão lava a outra e, as duas, lavam o rosto.

Foto do encontro citado por Júlio Garcia no texto acima, ocorrido em 2019. Mas é como se tivesse sido ontem.

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades no seu e-mail