Cerca de 30 mulheres em situação de vulnerabilidade social receberam kits de higiene na tarde desta quarta-feira (4), em Criciúma.
Cada kit é composto por sabonete, shampoo, escova e creme dental e três pacotes de absorventes higiênicos. A entrega foi promovida pelo Gapac e pelo Projeto Elas e foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Renascer. A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB0, uma das voluntárias do Projeto Elas e autora da Lei Municipal “Menstruação sem Tabu”, esteve presente no encontro para incentivar a ação. “Ficamos felizes em contribuir com esse assunto, já que aprovamos uma Lei para que as pessoas que menstruam possam ter acesso aos itens seguros para proteger sua saúde”, destacou a vereadora.
Sobre o Gapac e o Projeto Elas
O Gapac é uma instituição que promove ações de prevenção de DST/ HIV/ AIDS.
OProjeto Elas nasceu nas redes sociais e tem por objetivo distribuir kits de higiene menstrual para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica em Criciúma. O grupo também desenvolve a realização de campanhas de arrecadação de dinheiro para formar kits. Para auxiliar, basta acessar o instagram do projeto, pelo link https://www.instagram.com/elas.criciuma.
Lei Municipal
Foi aprovada na Câmara de Vereadores de Criciúma, em julho deste ano, a Lei Nº 7.929/2021 de autoria da vereadora Giovana Mondardo que institui as diretrizes para a Política Pública “Menstruação Sem Tabu”, de conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos no âmbito municipal. A Lei foi sancionada pelo presidente da Casa Legislativa, Arleu da Silveira (PSDB) mas ainda não começou a ser aplicada.