O deputado estadual, Julio César Garcia (PSD), pediu licença do cargo para cuidar de assuntos particulares. Desta forma, quem assume a vaga é o administrador Jean Kuhlmann (PSD), segundo suplente da Coligação PSD-PP-PSC. Kuhlmann tomou posse como deputado estadual, na tarde desta terça-feira (30) e permanecerá na Assembleia Legislativa de Santa Catarina por 60 dias.
“Sabemos o quanto é difícil ser deputado estadual, principalmente num momento delicado como o que estamos vivendo, com pandemia e transição de governo, mas sabemos o quanto essa Casa é importante e o quanto o nosso trabalho pode fazer diferença na vida das pessoas, em especial das mais humildes”, disse o deputado, durante o discurso de posse.
Objetivo de mandato
O principal objetivo do deputado nos 60 dias de mandato é ajudar os deputados do Vale do Itajaí no encaminhamento de obras importantes para a região, como a duplicação da BR-470, a conclusão da escola da Itoupavazinha e da Via Expressa de Blumenau. O parlamentar é favorável à liberação de recursos do governo estadual para investimento na obra da BR-470, que é de responsabilidade da União.
“A expectativa é que o governo federal também possa aportar mais recursos e quem sabe, até o ano que vem, buscar a finalização da obra”, afirmou.
Kuhlmann pregou a união entre os deputados e a união entre os poderes para o enfretamento da pandemia e do momento político que o Estado vive. “Quando conseguimos unir nossos esforços, a gente soma, e quando a gente soma, quem colhe os frutos é a população”, declarou o deputado.
“O que o Estado mais precisa nesse momento é de união, de harmonia, de cooperação. Me coloco à disposição para que possamos trabalhar, agir em conjunto, independente de questão partidária. Brigas e desuniões prejudicam a manutenção da vida, e se tem algo importante para preservamos hoje é a vida do nosso povo. Nossa união deve ser não a favor dos poderes, mas a favor da vida do povo catarinense”, finalizou.
Jean Jackson Kuhlmann tem 45 anos e é administrador de empresas. Nas eleições de 2018, recebeu 28.830 votos e ficou com a segunda suplência na coligação. Foi vereador em Blumenau por dois mandatos. Na Alesc, foi deputado por três legislaturas (2007-2011, 2011-2015 e 2015-2019). Também ocupou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável em 2007.
Relembre
Julio Garcia foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina até o início deste ano, quando Mauro de Nadal (MDB), foi eleito. Garcia foi fundamental durante a articulação que reconduziu o governador Carlos Moisés da Silva ao cargo, após ser afastado no primeiro processo de impeachment, em setembro de 2020. Em janeiro deste ano Julio Garcia foi preso preventivamente, após novos desdobramentos da operação Alcatraz, deflagrada em maio de 2019. Em fevereiro, a prisão do deputado foi revogada pela Justiça Federal porém a juíza responsável pelo caso, Janaína Cassol, manteve restrições como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de manter contato com outros investigados na operação.