Jornalista Raphael Faraco fala sobre jornalismo multimídia em evento da EcoCria

15/07/2021

Escola de Comunicação Criativa da Unesc promoveu o 7º EcoCria Talks na noite desta quarta-feira (15)

“É preciso ter responsabilidade. A informação que divulgamos gera impacto e muda a vida das pessoas”. Esse foi um dos alertas feitos pelo jornalista Raphael Faraco, na 7ª edição do EcoCria Talks, na noite dessa quarta-feira (14), para estudantes dos cursos de Comunicação Digital, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da EcoCria – Escola de Comunicação Criativa Unesc. O encontro virtual durou cerca de 1h50 min e reuniu, além do convidado, colegas da imprensa, estudantes da Ecocria e comunidade em geral.

Durante a conversa, Faraco destacou a importância do papel do jornalista na sociedade, o compromisso com a checagem da informação e a relação com as fontes. Para o apresentador do Bom Dia SC, o compromisso do profissional de comunicação deve ser com a responsabilidade e, se houver dúvidas com relação àquela informação, é melhor ampliar a checagem antes de divulgá-la.

O apresentador do CBN Hub destacou que escolheu a profissão de jornalista pois queria ser comentarista esportivo, já que havia sido jogador de futsal na juventude. Como não levou a profissão das quadras adiante, escolheu a comunicação como forma de se manter perto do esporte. Aos poucos, o ex-atleta de futsal, migrou da quadra para o microfone, e nunca mais saiu. Antes de chegar à televisão, Faraco também passou pelo rádio.

Aos 26 anos, teve sua primeira experiência profissional na bancada de um jornal estadual, na então RBS, hoje NSC. Em seguida, passou a apresentar o Jornal do Almoço aos sábados. Foi quando veio o convite para apresentar o Bom Dia SC. “Não tem como separar uma plataforma da outra. Elas vão se misturando. Eu sou muito simples na maneira de levar a minha vida e na maneira de fazer jornalismo”, relembrou.

O professor Denis Luciano questionou ao convidado como avaliar a importância da concorrência no meio jornalístico e o convidado ressaltou que esse fator é importante pois faz com que todos cresçam.

“Qual é o maior desafio dos profissionais de comunicação atualmente?”, perguntou a estudante do curso de Jornalismo da Ecocria, Elis Amorin. Faraco disse que as redes sociais e as fake news são um desafio direto. “Hoje todo mundo produz conteúdo, mas nem sempre esse conteúdo é confiável. E é preciso ter cuidado com a informação”, pontuou novamente.

Conhecido no meio jornalístico pelas informações sempre em primeira mão, Faraco, fez questão de dizer que é incansável na busca pela informação e pela checagem. “Se eu não tiver incomodando as fontes todos os dias, nas mais diversas áreas, não tenho as informações mais precisas. Faço isso pelo meu trabalho e pelo compromisso com o telespectador, pelas pessoas que acreditam e confiam no meu trabalho. Se eu fiz a escolha dessa profissão quero ser um dos melhores, quero fazer muito bem feito. Isso é uma construção que leva anos e anos”, disse.

Outro ponto destacado pelo convidado da noite, foi o dinamismo. Segundo o jornalista, esse é o segredo da comunicação. A capacidade de adaptar-se ao momento. “Saber improvisar, mas com conteúdo. E esse dinamismo passa muito pela junção da televisão, do rádio e do digital”, frisou. “Ninguém se comunica bem se não estiver por dentro do conteúdo”, finalizou.

O bate-papo com o jornalista está disponível no canal da Unesc TV, no Youtube e pode ser acessado aqui:

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades no seu e-mail