A recente tragédia ocorrida no município de Saudades/SC trouxe à tona grandes preocupações para pais e profissionais em relação à segurança em instituições de ensino, chamando a atenção para a ampliação de cuidados sobre permissões de acesso nos locais. Com o objetivo de trazer mais tranquilidade à comunidade escolar, o governo de Jacinto Machado ampliou os investimentos nesta área e implantou ferramentas que permitem à direção identificar qualquer pessoa antes de permitir que ela possa entrar em escolas e creches do município. Após as câmeras de segurança, os ambientas passam a contar também com portões eletrônicos e campainhas.
Antes mesmo do assunto segurança escolar virar tema de discussão em todo o país, cada instituição integrante da rede municipal de ensino de Jacinto Machado já contava com monitoramento através de câmeras em todos os ambientes. Mas, após o registro da invasão e ataque em Saudades, novos investimentos foram feitos para a implantação de ferramentas que ampliassem essa proteção. “Foi um fato que chocou a todos e é impensável que qualquer agressão venha a ocorrer às nossas crianças. E isso nos fez reforçar a segurança, que já vinha sido feita, nas escolas e creches”, declara o prefeito João Batista Mezzari, Gaiola.
Desta forma, foram implantados portões eletrônicos e campainhas nas escolas municipais de educação básica Albino Zanatta, Figueira, José Francisco de Aguiar e Santo Simão; e centros de educação infantil Viver e Crescer, Pequeno Cidadão e Ana Paula. “A segurança de alunos, profissionais e pais é uma preocupação constante da secretaria de Educação. Acreditamos que, com estes novos equipamentos, conseguimos trazer um pouco mais de tranquilidade a todos”, comenta a secretária de Educação, Cleonice Fontana Possamai.
Agora, para acessar as instituições, é necessário o acionamento da campainha e, após verificação dos motivos para o acesso, o profissional responsável dá a permissão acionando o portão eletrônico.