Uma iniciativa inédita na região vai possibilitar assistência às mulheres que enfrentam problemas ginecológicos. Infelizmente, centenas de mulheres (e muitos médicos) ainda são surpreendidos por alguns problemas pélvicos que podem, além de ocasionar muita dor, serem responsáveis também pela infertilidade. O atendimento e principalmente o tratamento destas doenças agora será realizado pelo Hospital Dom Joaquim, de Sombrio, que lançou o programa “Mulher em Equilíbrio”, nesta quinta-feira (20).
Com esta iniciativa, que teve recursos de R$ 1 mi destinados pela deputada federal, Geovania de Sá (PSDB), o Hospital Dom Joaquim vai ofertar cirurgias ginecológicas que serão realizadas em mulheres com diagnóstico de doenças no sistema reprodutor. “Hoje estamos celebrando uma grande conquista para a saúde das mulheres do Extremo-Sul. O projeto mulher em equilíbrio representa justamente a atenção e o carinho que o Hospital Dom Joaquim pretende ampliar com este público. Vamos atuar para promover a atenção integral à saúde das mulheres em todos os ciclos de vida. É um projeto que preconiza a assistência humanizada e qualificada, realizando ações focadas na organização do acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde” explicou o presidente do IMAS, Dr. Robson Schmitt.
Entre alguns dos procedimentos que serão realizados estão a perineoplastia, laqueadura, histerectomia e até mesmo uma novidade com enorme demanda, o pós-operatório de fisioterapia pélvica. “Eu tenho buscado incessantemente aprovar projetos e destinar recursos que valorizem o bem-estar das mulheres, porque sou uma representante delas na Câmara Federal. Conhecendo a realidade e andando por este estado, tenho percebido cada vez mais a importância de iniciativas como este programa, que atende, acolhe e inclui. As mulheres merecem muito mais que respeito e atenção, merecem cuidado e proteção. É exatamente isso que elas receberão,” afirmou a deputada, Geovania. Participaram do encontro realizado na sede da Câmara de Vereadores de Sombrio, a prefeita do município anfitrião, Gislaine da Cunha, o prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha e também de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg da Silva, além de vereadores do município de Sombrio e representantes de entidades locais.