Gelson Merísio com Lula, Amin defendendo Bolsonaro e recado de Júlia Zanatta: veja os destaques do dia

23/02/2022

Lula lá

Um encontro entre o ex-deputado Gelson Merísio (PSDB, por enquanto), agitou o cenário político catarinense nesta quarta-feira (23). É que o ex-candidato a governador nas eleições de 2018 teve um encontro com o ex-presidente Lula, em São Paulo, que também contou com a presença do presidente do PT em Santa Catarina, Décio Lima. No fim do ano passado, chegou a circular a informação de que Merísio e Lula já haviam se encontrado mas o catarinense negou veementemente a informação. A última aparição pública de Merísio em agenda política foi no encontro promovido pelo seu partido, em Florianópolis, em que estava em pauta a definição de quem seria o nome da sigla na candidatura à presidência. Depois disso, o ex-deputado não participou publicamente de nenhum outro compromisso tucano. Em 2018, quando foi candidato, Merísio decladou apoio ao então candidato, Jair Bolsonaro.

Gelson Merísio com Lula, provando que está de olho nas pesquisas e numa vaga de ministro. Será? – Foto: Ricardo Stuckert.

Amin esquecido

O senador Espiridião Amin (PP) saiu em defesa do Presidente Jair Bolsonaro durante sessão da Comissão de Assuntos Econômicos em que bateu boca com o senador Omar Aziz (PSD). “Se tem vacina hoje foi porque nós denunciamos e cobramos”, disse Aziz. Amin, num ato de memória falha disse: “O Executivo botou vacina no braço de quem quis. Ele comprou, não foi você que mandou”. O senador bem lembrou que toda vacina usada no país foi adquirida pelo governo mas esqueceu da demora que houve na disponibilização das doses e que nem todos que esperavam pela vacina, puderam tomá-la. Se não se pode obrigar quem quer que seja a tomar a vacina, também não deveria haver atraso na compra das doses para quem quisesse.

Homenagem sim, mas não muita

Em 2021, a Câmara de Vereadores de Criciúma prestou cerca de 100 homenagens à empresas, organizações e pessoas que se destacaram pelos serviços prestados ao município. Todos os homenageados mereceram receber o reconhecimento proposto pelos vereadores. Mas em 2022 o número de homenagens será menor, já que um acordo entre os parlamentares prevê que cada um poderá propor somente duas homenagens por ano, uma em cada semestre. O vereador Nícola Martins (PSDB), comemorou a decisão e publicou em suas redes sociais que o custo com o quadro usado para presentear quem for homenageado por ele, sairá de seu bolso. Cada quadro custa em torno de R$ 90 e em 2021 a Câmara desembolsou quase 10 mil reais gastos com o item.

Liminar suspende proibição de linguagem neutrx em Criciúmx

Atendendo a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em uma ação direta de inconstitucionalidade, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio de decisão do Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, concedeu uma liminar para determinar a suspensão de uma lei de Criciúma que proíbe o uso da chamada “linguagem neutra” na grade curricular, no material didático de instituições públicas e privadas e em editais de concursos públicos. O relator do processo acolheu os argumentos do MPSC de que a lei afeta as diretrizes e bases da educação.
Em agosto do ano passado, foi aprovada uma lei municipal que “garantia aos estudantes do município o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino”. Porém, a lei vedava a utilização da denominada “linguagem neutra” e impunha sanções em caso de descumprimento. Na ação ajuizada pelo MPSC, por meio do Centro de Apoio Operacional do Controle da Constitucionalidade, o Procurador de Justiça Paulo de Tarso Brandão destacou que “o município usurpou a competência da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, violando a Constituição do Estado de Santa Catarina e a Constituição da República”.

Não se apaixone

A pré-candidata Júlia Zanatta (PL), resolveu dar um conselho em sua conta no twitter. “Regra número 1: nunca se apaixone por um partido”, disse em letras garrafais. Pelo tom, podemos concluir que a Coordenadora da Embratur não está muito apaixonada por um certo partido. 

Júlia Zanatta dando um conselho político.

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades no seu e-mail