O ex-prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, foi preso nesta quarta-feira (28) pela manhã, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Os irmãos do ex-chefe do poder Executivo, os empresários Edivaldo da Costa e Everaldo da Costa, também foram presos preventivamente.
A operação é um desdobramento da Operação Sargento Vitto, que apura suspeitas de fraudes em licitações deflagrada em dezembro passado. Os três mandados de prisão foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Jaguaruna. Os três irmãos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.
Conforme o advogado Alan Deleon Rosso, que defende o ex-prefeito e seu irmão Everaldo, a defesa foi surpreendida com a decisão. O profissional de direito entrou ainda pela manhã com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Ele assegurou que não teve acesso ao procedimento do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Em dezembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Grupo Especial Anticorrupção do Ministério Público (GEAC) cumpriram 38 mandados de busca e apreensão. As investigações ocorreram em Jaguaruna, Treze de Maio, Tubarão, Laguna, Florianópolis, Imbituba e Sangão. Os trabalhos foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
*Com informações do Notisul