ENGIE Brasil Energia é eleita a melhor MidCap da América Latina

02/08/2021

A ENGIE Brasil Energia foi eleita a melhor MidCap do setor elétrico da América Latina no ranking divulgado pela revista Institutional Investor, publicação internacional que é referência no mercado financeiro global. Trata-se de um dos mais respeitados prêmios do mercado de capitais, tanto no Brasil quanto no exterior. O CEO da Companhia, Eduardo Sattamini, conquistou o primeiro lugar tanto na categoria Overall, quanto MidCap. O Diretor Financeiro (CFO), Marcelo Malta, e o Gerente de Relações com Investidores Rafael Bósio também ficaram entre os melhores executivos em suas áreas de atuação.

Ao todo, a ENGIE Brasil Energia conquistou destaque em 30 das categorias analisadas, sendo 1º lugar em 11 delas: melhor CEO (diretor-presidente), melhor profissional de RI (gerente de RI), melhor programa de RI e companhia com melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Tanto no ranking Overall, quanto MidCap, foi destaque ainda entre as empresas com os melhores CFOs, com Marcelo Malta, melhores times de RI e em Gestão de crises em meio à pandemia da COVID-19.

“Conquistar todas essas nomeações em meio a um contexto tão desafiador, tal qual o que estamos vivendo desde 2020, é extremamente relevante, pois reconhece os extraordinários esforços das nossas equipes. A pandemia enfatizou a importância de agirmos de maneira responsável socialmente não só como organização, mas como cidadãos e seres humanos. Pela perspectiva de negócio, comprovou a resiliência dos nossos colaboradores, fortaleceu nossas parcerias de longo prazo e intensificou a digitalização, atributos que nos tornam ainda mais preparados para sermos protagonistas de um presente e um futuro mais sustentáveis”, destacou Eduardo Sattamini, diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia.

Para a elaboração do ranking anual da Institutional Investor, a publicação realizou uma pesquisa com cerca de 500 gestores financeiros e analistas de mercados para definir as empresas, os CEOs, executivos e práticas de Relações com Investidores e ESG com o melhor desempenho na América Latina. Entre os atributos analisados estão a transparência e abertura de informações ao mercado, o acesso aos principais executivos, conferências estruturadas e construtivas, e capacidade de responder a demandas externas.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.

No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.791MW em 72 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020.

Além disso, a ENGIE está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída e possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, iluminação pública, monitoramento e gestão de energia. Contando com 3 mil colaboradores, a ENGIE teve no país em 2020 uma receita líquida de R$ 13,3 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos gases do efeito estufa e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Já o Grupo teve em 2020 uma receita de 55,8 bilhões de Euro e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades no seu e-mail