#ForaMoraes
Criciúma foi uma das cidades catarinenses que recebeu neste domingo, (1º), Dia do Trabalhador, manifestação contra o STF. Uma carreata com mais de 300 carros cortou a avenida centenário e foi até a Rua da Gente, (atrás do Parque das Nações), no bairro Próspera. A manifestação foi pacífica e contou com a presença de lideranças partidárias de direita como a pré-candidata Júlia Zanatta, o assessor parlamentar da deputada Ana Campagnolo, Lucas Campos e o deputado estadual, Jessé Lopes.
Moisés e Maldaner
Durante o fim de semana, quando esteve na ExpoFemi – a Festa Nacional do Milho, em Xanxerê, região Oeste do estado, o governador Carlos Moisés foi fotografado em clima de descontração ao lado do presidente estadual do MDB, Celso Maldaner. Todos sabem que Moisés vive um flerte “iôiô” com o MDB: às vezes mais evidente, noutras, nem tanto. Na avaliação de quem esteve por lá e viu de perto a cena a seguir, garante que “vem aí” um vice emedebista. Seguimos de olho nessa movimentação.
Por falar em MDB
Se você perguntar ao deputado Valdir Cobalchini (MDB), se ele gostaria de ser o vice de Moisés, não se assuste caso ele admita essa possibilidade (ou, vontade). Aliás, constava na agenda do parlamentar um encontro (um café), com o governador nesta semana. Depois, a agenda foi alterada e o café saiu da pauta. Hoje, fui informada que passou a constar novamente nos compromissos de Cobalchini o tal café com Moisés.
Por falar em MDB²
O ex-governador Paulo Afonso Vieira (MDB) tomou um café com Afrânio Boppré, pré-candidato ao senado pelo PSOL, na manhã desta segunda-feira (2), em Florianópolis.
“Eu e o Afrânio nos conhecemos há muitos anos. Nós o apoiamos no segundo turno, em 1996, quando ele foi candidato a prefeito de Florianópolis”, disse o ex-governador emedebista sobre o encontro.
Quatro suplentes de vereador tomam posse em Criciúma
Na tarde de hoje, quatro novos vereadores foram empossados pela presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Roseli De Lucca (PSDB). Nícola Martins (PSDB) deu lugar a Dailto Feuser (1.105 votos). Em cumprimento ao rodízio que será feito pelos suplentes do PSDB, o vereador Feuser ocupará a cadeira por 60 dias. Pelo PSD, sai Salésio Lima e entra Willian Pacheco (492 votos), que ocupará a cadeira por 30 dias. A licença de Jair Alexandre (PL) permitiu a posse de Edivânio Manenti (1.459 votos). O parlamentar deve permanecer na Câmara Municipal por 30 dias. Já na vaga de Daniel Antunes (União), que se recupera de uma cirurgia, entra Jefferson Monteiro (1.001 votos). O vereador também deverá permanecer na cadeira por 30 dias.
Morro do céu: inquérito arquivado
Inquérito que questionava ilegalidade na revogação da Lei que criou o Morro do Céu é arquivado pelo Ministério Público de Santa Catarina. No despacho, o promotor Arthur Koerich alegou que os valores das indenizações são desproporcionais e poderiam afetar as contas do município. As indenizações seriam geradas pelas desapropriações necessárias para a criação do parque. Vale lembrar que a área em questão é gerida por Lei Federal, que, obviamente, se sobrepõe a uma lei municipal.
Royalties do petróleo
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) encaminhou nesta segunda-feira, 2, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para iniciar o cumprimento do julgado no âmbito da Ação Cível Originária (ACO) 444 – relacionada aos royalties do petróleo. O processo está em tramitação há mais de três décadas naquela corte de Justiça.
Após o trânsito em julgado do acórdão no dia 12 de abril deste ano, não há mais possibilidade de recurso para as outras partes. Isso significa que a Justiça reconheceu definitivamente que que o Estado estava certo ao alegar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) usou um critério ilegal na demarcação dos limites marítimos, que beneficiou o Paraná e São Paulo em prejuízo dos catarinenses. Desde então, o órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina estudou estratégias para apresentar o presente pedido, por meio do qual requer a realização de uma audiência de conciliação entre o Estado, Paraná, São Paulo e o IBGE.