O Poder Legislativo de Araranguá aprovou, na sessão dessa quarta-feira (05), um anteprojeto de autoria do vereador Nelson Soares (PDT) que sugere ao paço municipal a instalação de câmeras de vigilância com central de monitoramento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Pela proposta, que já está com o prefeito César Cesa (MDB) para avaliação, cada UBS deve conter número suficiente de câmeras de vigilância para cobertura total da área interna e externa de cada unidade, exceto banheiros e que as imagens devem ficar à disposição de autoridades policiais, órgãos do Poder Executivo e do Legislativo Municipal. Para o vereador, o anteprojeto oferece segurança aos servidores e demais araranguaenses. “A instalação se justifica porque de um lado há um crescente número de reclamação por parte dos funcionários quanto a ofensas, desrespeito e desacato, sofridos por mal comportamento dos usuários do sistema, bem como existem relatos de má prestação do serviço público”, destaca Soares.
O sistema funcionaria com centrais de monitoramento que seriam instaladas na sala de direção de cada UBS, o que de acordo com o parlamentar garantiria o sigilo. “O monitoramento terá a finalidade de primeiramente inibir qualquer ação indevida e, em segundo lugar, ocorrendo a ação, permitir a identificação, apuração e, se possível, punições mais firmes”, defende o vereador.