Ao contrário do esperado pela Junta Militar de Araranguá, com a nova prorrogação no prazo para a realização do Alistamento Militar em todo o país, devido à pandemia, a procura para cumprimento das obrigações com o serviço para os jovens nascidos até 2003, ficou muito a baixo da média. Conforme o Secretário da Junta Militar de Araranguá, José Antônio Borges, a não realização do alistamento militar, pode acarretar diversos problemas. “A lei é clara quando a situação militar é obrigatória, que diz que todos os cidadãos brasileiros a partir de janeiro do ano em que ele completa 18 anos, até dezembro do ano em que ele completa 45 anos, deve estar obrigatoriamente em dia com o Serviço Militar. A não certificação da Dispensa do Serviço Militar impede que a pessoa ingresse em vagas de emprego, universidades, retirar passaporte, realizar intercâmbios, retirar titulo de eleitor, ser contemplado por programas do Governo Federal e até retirar prêmios de loterias federais” salienta o diretor.
Borges acrescenta que aqueles que ainda não se alistaram, podem procurar a Junta Militar em Araranguá, com certa antecedência, no ano em que completará 18 anos. “O jovem será encaminhado para a seleção no quartel mais próximo para ver se está apto ao serviço militar. No caso dos araranguaenses, o 28° GAC de Criciúma ou outra entidade militar, como marinha e aeronáutica, de acordo com desejo do alistado”, sublinha.
O prazo para o alistamento, sem aplicação de multa, encerra no dia 31 de agosto e pode ser feita remotamente através do site www.alistamento.eb.mil.br ou diretamente na Junta Militar. Para aqueles que já realizaram o alistamento até maio deste ano, já podem retornar até a Junta Militar e solicitar seu certificado definitivo de dispensa. Contatos e informações podem ser feitos através do whatsApp (48) 9.9927-6098 ou no telefone 3521-0970.